domingo, dezembro 24, 2017

HOJE, UMA FÁBULA É OPORTUNA

Resultado de imagem para LA FAVOLA DI NATALE DI ALAN

Natal 2017: contemos a história do burrinho com o nome Alan.

“A história do asno Alan é a verdadeira fábula de Natal deste ano: de animal abandonado na valeta de uma estrada, Alan tornou-se na estrela no centro de Redcliffe Sanctuary de Alford no Lincolnshire; estrela do calendário natalício e também de um livro intitulado «Aslan, o asno do Natal”.

“Aslan não é um asno como os outros, é especial” – diz a senhora que o salvou de uma morte certa. O equino, efectivamente, tinha sido abandonado, ao frio e atado a uma estaca, num aparcamento. As pessoas que por ali passavam deram o alerta, após tê-lo visto tremente e prostrado no chão. Provavelmente fora deixado por viajantes sem coração, mas agora Alan tem quem o ama.

O burrinho tornou-se muito diferente de como era há uma ano e, agora, vive numa enorme quinta, junto de outros 49 asnos que foram salvos como ele, entre híbridos de asno e zebra, dois gatos e muitos gansos.
De qualquer maneira, aquele asno está a restituir a Tracy e ao seu marido o favor recebido: o casal que administra aquele centro de há 25 anos, atravessa um período económico bastante difícil. As despesas são cada vez maiores e, frequentemente, quem se ocupa de animais tem necessidade de receber doações, a fim de continuar.
“Um dos nossos voluntários teve uma ideia fantasiosa: transformar Alan numa personagem de Natal, ornamentado com os cornos graciosos de uma rena para acompanhar o Pai Natal em busca de fundos” – explica Tracy.
“Inicialmente, era céptica; temia que pudesse ser excessivamente cansativo e stressante, mas Alan tinha um comportamento tão divertido e descarado que não pude deixar de dizer sim.”
Assim fazendo, recomeçaram a chegar doações mesmo nesta parte do ano. Muitas pessoas locais que conhecem a sua história e são-lhe afeiçoadas, quiseram dar uma mão à estrutura dos asnos.

E visto que Alan parece que, verdadeiramente, se diverte, os operadores da estrutura, de vez em quando, põem-lhe um chapéu natalício e visco entre as orelhas para ir ao encontro de crianças nas escolas: é verdadeiramente um asno especial! – de Giulia Merlo - jornal “La Stampa”, 18/12/ 2017