segunda-feira, novembro 27, 2017

Na Austrália, no incrível lago de Deus que resiste às variações climáticas de há mais de sete mil anos

Resultado de imagem para foto do lago australiano Blue Lake
AUSTRÁLIA  - BLUE LAKE
Como mãe-natureza o fez. O Blue Lake de North Stradbroke Island, ilha australiana do Queensland, é considerado um dos lugares ainda incontaminados do planeta. Em sete mil anos, este espelho de água não sofreu os efeitos das mudanças climáticas: uma peculiaridade tão única que lhe fez conquistar o apelido de “Banheira de Deus”

Os investigadores da Universidade de Adelaide descobriram que o lago a sudeste de Brisbane ficou relativamente estável e resistente por milénios, diferentemente dos seus símiles que nos últimos 40 anos se dessecaram.
O Blue Lake é um dos raros, belíssimos lagos na Austrália. Mas só nos apercebemos de quanto fosse único e insólito quando começámos a analisar uma vasta gama de indicadores ambientais” – afirmou o Dr. Cameron Barr   

 Os cientistas estudaram, em primeiro lugar, a qualidade da água e confrontado as fotos históricas dos últimos 117 anos. Depois, surpreendidos com os resultados, prosseguiram as investigações, analisando também fósseis de pólen e algas, desvelando a incrível estabilidade do lago nos últimos setenta séculos.


A única mudança, pequena, foi registada há cerca de 4 mil anos, quando o clima daquela zona da Austrália se tornou efectivamente mais seco. Mas também naquele caso, o Blue Lake demonstrou não ser influenciável, em claro contraste com outras variações na região. Todavia, ninguém sabe por quanto tempo ainda este lago sobreviverá ás mudanças geradas pelo homem. Porém, há esperança que poderá custodiar as suas peculiaridades “divinas” ainda por milhares de anos. - De Noemi Penna; La Stampa - 27 / 11 / 2017