terça-feira, outubro 10, 2017

"NO JAPÃO OS CAMPOS DE ARROZ
SÃO OBRAS DE ARTE"

"Incríveis obras de arte… no arroz. Inakadate é uma aldeia japonesa da prefeitura de Aomori, na qual os campos de arroz não são apenas uma fonte de alimentação, mas uma razão de vida.

De há mais de dois mil anos que as cultivações são tratadas não só com grande dedicação, mas também com um espírito artístico original. As plantinhas verdes do arroz, efectivamente, são semeadas com precisão milimétrica entre outras espécies de cores diferentes, de modo a criar espectaculares imagens aéreas.

Inicialmente, tratava-se apenas de caprichos artísticos de poucos camponeses-desenhadores. Em seguida, visto o sucesso turístico, nos últimos vinte anos, estação após estação, as obras de arte tornaram-se cada vez mais majestosas e detalhadas.
 Os temas variam desde as personagens da tradição nipónica aos ícones do mundo ocidental: desde os dragões aos samurais até a Marilyn Monroe, criadas exclusivamente com as variedades das cores das plantas.

Verdadeiros mosaicos que cada ano leva a Inakadate 200 mil turistas, realizadas “às escuras”, semente após emente. As imagens, com efeito, não são visíveis durante meses, até quando a natureza não efectua o seu percurso e não faz desabrochar as plantinhas singulares, revelando o desenho.

Um trabalho que não é fácil, mas com um resultado." 
Noemi Penna -  La Stampa de 10/10/2017