segunda-feira, outubro 30, 2017

ASTROLÁBIO DE VASCO DA GAMA: “O MAIS ANTIGO INSTRUMENTO DE NAVEGAÇÃO NO MUNDO”


E como sempre, quero registar neste blogue um evento que diz respeito á nossa rica História dos Descobrimentos e do qual tomei conhecimento através do jornal italiano “La Repubblica”.

«Encontrado um astrolábio das naves de Vasca da Gama. “É o mais antigo instrumento de navegação no mundo”»

Quando os mergulhadores o encontraram debaixo das areis, nas profundidades do mar de Oman, estavam certos de ter descoberto qualquer coisa de precioso, mas não certos que fosse assim tão raro.
Aquele astrolábio, datável entre 1495 e 1500, é efectivamente o mais antigo instrumento de navegação do mundo.

O disco, com o diâmetro de 17,5 cm, no passado era utilizado para medir a altura do sol durante as grandes viagens explorativas das naves. Este achado, descoberto em 2014 pela missão conduzida por David Mearns, acredita-se que tivesse pertencido precisamente à nave Esmeralda, uma das embarcações da expedição do célebre navegador português Vasco da Gama, o primeiro a navegar da Europa à Índia.

A Esmeralda naufragou durante uma tempestade no Oceano Índico em 1503, ao largo das costas de Oman.
Há três anos, os arqueólogos marinhos recuperaram cerca de 3.000 achados arqueológicos diferentes, entre os quais o precioso astrolábio.
“É verdadeiramente um grande privilégio encontrar qualquer coisa assim rara; algo historicamente tão importante que será estudado pela comunidade arqueológica” – disse Mearns à BBC.

O disco, espesso pouco menos de 2 milímetros, “tinha dois emblemas significativos, notados logo que o recuperámos” – explica.
Um, imediatamente reconhecido, era um estema português; enquanto o outro era o símbolo pessoal de D. Manuel I, rei de Portugal. Este estema também foi fundamental para datar o objecto à volta de 1500,

Após anos de investigações sobre estes achados arqueológicos, hoje o trabalho de escanção laser, executado pela Universidade de Warwick, decretou definitivamente que o manufacto é, realmente, um astrolábio da época: graças ao scanner foram efectivamente individuadas linhas e traços sobre o disco, separadas de 5 graus, que serviam para medir a altura do Sol durante a navegação e para determinar, portanto, a posição da nave no mar.

Segundo a emissora britânica, os achados de astrolábios são raríssimos, tanto assim que, até hoje, somente 108 peças foram recuperadas e catalogadas. Esta última, portanto, seria a mais antiga entre os astrolábios encontrados.

“Sabemos que deveria ter sido realizada antes de 1502, porque foi então que a nave deixou Lisboa. E sabemos que D. Manuel não era rei antes de 1495: o astrolábio nunca ostentaria o emblema antes de ser coroado. Por conseguinte, cremos que seja datável entre 1495 e 1500, embora desconheçamos o ano exacto”.
“Agora – conclui entusiasta Mearns – oxalá consigamos encontrar outros”.

Giacomo Talignani;  La Repubblica – 25 Outubro 2017