segunda-feira, julho 10, 2017

A EUROPA, A ITÁLIA E O FLUXO DE MIGRANTES


 Não se trata de centenas, mas de milhares de migrantes que, semanalmente, desembarcam nos portos italianos.
Todavia, aos portos da Grécia também aflui um apreciável número destes infelizes. Mas pior ainda, seja rumo ao Sul de Itália, a fim de se espalharem pelo Norte da Europa, seja à Grécia e com a mesma finalidade, não sabem se chegarão ao local desejado ou se sucumbirão nas viagens, quer nos percursos terrestres, quer nos marítimos.

Durante o longo percurso terrestre em direcção ao porto de embarque para a Europa, sobretudo na costa líbica, as descrições da rudeza que envolve estes migrantes são assustadoras. Desde a rapina do dinheiro que ainda possuam a brutalidades físicas e violações, de tudo são vítimas.

É confrangedor ver reportagens relativas a crianças que viajam sós e não é infrequente que o Mediterrâneo lhes sirva de sepultura.  

A afluência aos portos italianos é intensa. As naves de qualquer nacionalidade, ONG sobretudo, que sulcam o Mediterrâneo e que intervêm na salvação de migrantes abandonados em barcarolas sem a mínima segurança, recolhem-nos e, por norma, desembarcam-nos em portos italianos.

Quaisquer outros portos no mar Mediterrâneo são vetados.
França e Espanha declararam, peremptoriamente, que “não estavam dispostas a conceder a utilização dos seus portos”. 
A Itália que aguente e que se arranje; aplausos à famigerada solidariedade europeia!

Desde o primeiro de Janeiro 2017 até 30 Junho 2017, desembarcaram na Itália 83.731 pessoas. Em Junho 2017 chegaram, via marítima, 23 mil migrantes. “Os países de proveniência mais representados (dados de 31 de Maio passado) são: Nigéria, Bangladeche, Guiné, Costa de Marfim, Gâmbia, Senegal e Marrocos”.
Nesses dados de 31 de Maio, os migrantes que chegaram a Itália são, sobretudo, homens (75%) com um número não insignificante de menores não acompanhados (15% das chegadas).


Crianças não acompanhadas! Qual será o destino destes pequenos seres? O que os espera? Exploração sexual? Trabalhos brutais? Que Deus os ajude e proteja, pois não confio nas consciências humanas, perante crianças sem protecção.