terça-feira, outubro 15, 2013

PERCALÇOS
OU ENGODO DE CERTOS PROGRAMAS?

De há três ou quatro dias tenho a minha página Word desprovida de corrector ortográfico. Sempre que escrevo, todas as palavras aparecem sublinhadas a vermelho, isto é, tudo errado.

Não por culpa do computador, mas do programa Priberam, FLIP 6, adquirido anos atrás e mais pela conveniência da correcção em italiano.
À parte a ortografia, bem sabemos que a escrita produzida através do teclado é propensa a frequentes lapsos involuntários, logo, as correcções são utilíssimas.

Quando comprei esse programa e o instalei no meu computador, fiquei convencida que era de minha propriedade. Não estando interessada em quaisquer actualizações ou melhoramentos, pois as características do FLIP 6 satisfazem-me plenamente, fico muito, mas muito perplexa com a interrupção ou mesmo a advertência que solicita “actualização”.

Como já não é a primeira vez, nos últimos tempos, que este percalço (?) ataca o computador, telefonei para a Priberam. Atenderam-me com muita gentileza, mas foram explicando que o modelo já foi ultrapassado pelo FLIP 9, que as técnicas mudam; que talvez tenha havido vírus a provocar esse impasse - o que não sucedeu, pois verifiquei que o PC está protegido – etc., etc..

Conclusão, a fim de melhor resolver o problema, deverei adquirir, através de download, a actualização do FLIP 9, desembolsando cerca de 48€.

Se o FLIP 6 me satisfaz, se nada mais pretendo do que aquilo que esta versão me proporciona; se o programa estava à venda, o comprei regularmente e o instalei no único PC que utilizo há anos, dentro dos requisitos exigidos por esse programa, é aceitável este modo pouco claro de garantir o produto?
Devo ser obrigada a actualizações que não requisitei nem delas necessito?
Legalmente, são legítimas?

Não exprimo opiniões, apenas formulo perguntas.

Com a escritura adornada por sublinhados vermelhos é cansativa, fico à espera que o meu técnico resolva este problema.