domingo, setembro 04, 2005

RECANDIDATURA DE MÁRIO SOARES

As críticas tornaram-se no leitmotiv da crónica diária, quer nos jornais, quer nos blogues. Com raríssimas excepções, todos se deleitam na reprovação e quase emulação de quem exprime a pior crítica.

As observações mais insistentes centram-se na parte do discurso de Mário Soares que alude aos problemas económicos. “A economia é extremamente importante, ninguém o ignora (…) Mas a economia está ao serviço das pessoas e não as pessoas da economia”.
Mas que heresia, Dr. Mário Soares!! Como se atreve a estabelecer igualdade entre o mundo económico e financeiro com as demais actividades também próprias da Política com –p- maiúsculo?!

O melhor exemplo disto encontra-se no blogue de Pacheco Pereira - Abrupto.blogspot.com. De jacobino a indiferente ao rigor das contas públicas, Mário Soares é culpado de tudo: que "não dá importância real à economia em crise; à economia portuguesa, ao capitalismo, ao mercado tal como ele funciona"; que nas suas palavras apenas se vislumbra “ideologia, estatismo e, acima de tudo, jacobinismo”. Conclui com uma sentença sem apelo: "a nossa crise deve-se, exclusivamente, ao jacobinismo do PS e Mário Soares. O PSD só muito venialmente concorreu para este estado de coisas".
A sério, Dr. Pacheco Pereira?!!
Bem, temos de aceitar que aos convertidos liberais-liberistas não se pode exigir objectividade; redundaria em perda de tempo e desperdício de palavras. Como se sabe, os convertidos são sempre fundamentalistas.

Acerca da importância da economia de mercado e do mundo financeiro, no âmbito político, os meus pensamentos giram frequentemente à volta destas realidades. Expressá-los-ei noutro post.
Alda Maia