quinta-feira, setembro 15, 2005

DEMOCRACIA LOCAL

A Democracia Local (Aspectos Jurídicos)”: este é o título de um livro da autoria do Dr. António Cândido Oliveira.

Abri-o, pensando que se tratava apenas de um livro técnico, consultivo, útil. Efectivamente, reúne essas qualidades, mas vai muito além disso.

Já na introdução – eu, uma não iniciada – apercebi-me que o texto era cativante: uma escrita clara, acessível; uma riqueza de conteúdo desenvolvido com grande simplicidade; os diversos capítulos dispostos de uma forma que não deixava espaço ao simples esfolhear, mas solicitava uma leitura continuada.

E foi o que me aconteceu.

Não trata somente dos aspectos jurídicos, mas também históricos. Estabelece comparações com os diversos sistemas autárquicos europeus, o que achei muito interessante. No final, apresenta quadros com um panorama geral sobre os dados estatísticos dos 308 municípios portugueses (área, população, eleitores).

Livro útil e digno de ser amplamente divulgado.

Quando leio qualquer obra que absorve a minha atenção, normalmente ponho um lápis ao alcance. Acabada a leitura, as páginas apresentam-se ornamentadas com sublinhas e comentários. É a minha maneira de dialogar com um livro que me informou e captou todo o meu interesse.

A Democracia Local” informou-me de muitos aspectos sobre os quais nunca reflecti e de muitos outros que desconhecia; obviamente, não poderia ficar sem sublinhados.

Para concluir, não quero esquecer de anotar, neste post, o meu enternecimento pela dedicatória do autor: “À D. Alda Maia, minha querida professora, que gosta de pensar pela sua cabeça e toma as coisas públicas a sério, com um abraço”.
Alda Maia

PS: hoje lamento não ser lida por muitas pessoas; bem gostaria que este post fosse alvo de muitas leituras.