segunda-feira, abril 25, 2016

UM PROFESSOR
QUE É EFECTIVAMENTE UM ANJO

O professor Saber Hosseini a distribuir livros ás crianças afegãs

Estamos no Afeganistão e falamos de um professor do primeiro ciclo que lecciona numa escola da cidade de Bamiyan, a famosa cidade das estátuas dos Budas gigantes que os fundamentalistas Talibãs destruíram, em Março de 2001.

O jornalista Massimo Gramellini, vice-director do jornal “La Stampa”, fez referência à história belíssima deste professor afegão, cujo nome é Saber Hosseini, asseverando que “é claramente um anjo”. Concordo plenamente.

Fui em busca de mais informações (bservers.france24.com/04/14/2016). Neste endereço, é o próprio Saber Hosseini que narra a concretização do projecto que ideou e que pôs em prática há cerca de seis meses. Procurarei resumir o que ele descreve.

Aos sábados e domingos, os seus dias livres, montado numa bicicleta, inicia a viagem por caminhos ásperos, quase intransitáveis naquela zona afegã, a fim de distribuir livros de histórias às crianças das aldeias mais remotas, isoladas e com dificuldades de acesso à instrução.
De passagem pelas aldeias, distribui livros e recolhe os que já foram lidos, a fim de os repartir pelas crianças da aldeia seguinte.

Conseguiu recrutar voluntários e, presentemente, são vinte a actuar nesta admirável missão. Embora com poucos meios disponíveis, coleccionaram cerca de 6000 livros, alguns fruto de doações de quem aplaude e encoraja a iniciativa.
Muitos destes livros são importados do Irão, visto que no próprio país as publicações são muito limitadas. Para os adquirir, é necessário viajar até à fronteira com o Irão.

De início, escolhia livros muito simples, mas actualmente a maior parte das crianças mais velhas já são capazes de lerem obras mais sérias. Obtiveram versões simplificadas de livros de Victor Hugo, Jack London, Antoine de Saint-Exupéry, Samad Behrangi (escritor iraniano), Fertdowsi (poeta iraniano).

É interessante a explicação que fornece para a necessidade de usar a bicicleta como único meio de locomoção, ademais sobrecarregado com os pacotes de livros.
“Usamos a bicicleta por várias razões: primeiro, porque não temos dinheiro para um carro. Segundo, porque somente em bicicleta é possível ter acesso a algumas aldeias. Por último, torna-se um pouco simbólica: por vezes, os Talibãs usavam bicicletas nos seus ataques à bomba. Assim, a mensagem que eu desejo transmitir é que nós podemos substituir esta violência pela cultura”.

Este professor muito humano e corajoso, juntamente com os voluntários que o auxiliam, tem sido alvo de ameaças pelo telefone: homens que lhe intimam a distribuir apenas livros islâmicos, de contrário sofrerá as devidas consequências.   
A esposa de Saber Hosseini, também professora, ajudava o marido neste projecto. Teve de abandonar a escola onde leccionava, a longa distância, pois um aluno avisou-a que alguns dos seus familiares, os quais estavam ligados aos Talibãs, tinham planeado assassiná-la.

É esta violência que Saber Hosseini combate com aquelas armas que, no tempo, acredita serem eficazes. Não se limita a distribuir livros. Tenta dialogar com as crianças sobre determinados tópicos: fala-lhes da “importância da paz, do perigo das drogas, da necessidade de tolerância entre pessoas com credos e culturas diferentes”.

A propósito destes diálogos, conta um facto interessante.
Numa aldeia, falando com as crianças sobre armas, insistiu no princípio: “Diz não às armas e sim aos livros”. Quando de novo visitou a mesma aldeia, as crianças tinham recolhido todos os brinquedos de plástico que imitavam armas e entregaram-nas ao professor Hosseini, pondo uma condição: a sua aldeia deveria estar em primeiro lugar na próxima distribuição de livros, para que fossem eles os primeiros a obter a primeira selecção.
“Foi o momento mais alegre da minha vida”- confessa o professor Saber Hosseini.

Tudo isto é uma história linda que todos deviam conhecer. É um exemplo esplêndido de vidas privadas de aridez e riquíssimas de humanidade; de indiferença pelos sacrifícios e riscos que enfrentam para dedicar-se a causas de grande nobreza. Houvesse tantos Saber Hosseini, sobretudo onde se impõem uma enorme força de ânimo e uma persistente coragem.