domingo, dezembro 30, 2012

RITA LEVI-MONTALCINI
UMA GRANDE SENHORA


Não somente como cientista e prémio Nobel da Medicina 1986, mas também como uma Senhora que inspirava respeito pelo seu amor e aplicação à Ciência e pelos seus elevados dotes humanos.

Rita Levi-Montalcini faleceu hoje, na sua casa de Roma, com a idade de 103 anos. Nascida em Turim, será sepultada no "cemitério monumental" desta cidade.

Foi nomeada senadora vitalícia em Agosto de 2001. Sempre que o seu voto fosse necessário para o Governo de centro-esquerda de Romano Prodi, nunca desertou o Senado.

Os imbecis da extrema-direita, acólitos de Berlusconi, quando a viam no acto de votar, lançavam comentários de uma insolência ilimitada. Um destes idiotas chamado Storace (um genuíno fascista), pretendendo ser espirituoso, prontificou-se a enviar-lhe um par de muletas – alusão grosseira à sua idade.

Como recordação desta grande Senhora, apenas quero transcrever uma carta enviada ao jornal La Repubblica, em 2007.

Caro Director
Li no jornal La Repubblica que, ontem, Storace queria entregar-me, levando-mas directamente a casa, um par de muletas. Desejo expor algumas considerações a este respeito.

Eu, abaixo assinada, nas minhas plenas faculdades mentais e físicas, continuo a minha actividade científica e social absolutamente indiferente aos ataques ignóbeis que me são dirigidos por alguns sectores do Parlamento italiano.

Na qualidade de senadora vitalícia, em base ao artigo 59 da Constituição italiana, cumprirei as minhas funções de voto até que o Parlamento não decidirá apor relativas modificações. Portanto, exercito tal direito segundo a minha plena consciência e coerência.

Dirijo-me a quem lançou a ideia de fazer-me chegar as muletas, a fim de amparar a minha “deambulação” e as do actual Governo, para esclarecer que disso não há qualquer necessidade. Também desejo fazer notar que não possuo “os milhares de milhões”, dado que sempre destinei os meus modestos recursos a favor, não somente das pessoas necessitadas, mas também para sustentar causas sociais de importância prioritária.

A quantos demonstraram não possuir as minhas mesmas faculdades mentais e de comportamento, exprimo o mais profundo desdém, não pelos ataques pessoais, mas porque as suas manifestações reconduzem a sistemas totalitários de triste memória.

 Rita Levi-Montalcini
10 de Outubro 2007

*******  ******  

Adeus, Grande Senhora!