segunda-feira, outubro 03, 2011

OS NEUTRINOS DA SENHORA MINISTRA

Acerca da experiência sobre a velocidade de feixes de neutrinos emitidos pelo "Centro Europeu de Investigação Nuclear” (CERN), em Genebra, e detectados no “Laboratório Nacional do Gran Sasso” (Abruzzo, centro de Itália), transcrevo o comunicado de imprensa (num italiano que deixa um pouquinho a desejar) da ministra italiana da “Instrução, Universidade e Investigação”, Maria Stella Gelmini.

Dirijo o meu aplauso e as mais vivas congratulações aos autores de uma experiência histórica. Estou profundamente grata a todos os investigadores italianos que contribuíram para este evento que mudará o rosto da física moderna. A superação da velocidade da luz é uma vitória epocal para a investigação científica de todo o mundo.

Para a construção do túnel entre o CERN e os laboratórios do Gran Sasso, através do qual se processou a experiência, a Itália contribuiu com uma cifra actualmente estimável em 45 milhões de euros. Além disso, hoje a Itália apoia o CERN com absoluta convicção, com um contributo superior a 80 milhões por ano e os eventos que estamos vivendo confirmam-nos que se trata de uma escolha justa e clarividente.

Todos tivemos ocasião de ler explicações sumárias sobre o que é um neutrino e compreender como decorreu a experiência supracitada. Os jornais procuraram dar informações ao alcance da generalidade dos leitores. Também compreendemos que é uma partícula subatómica “sem carga eléctrica e com massa quase insignificante que atravessa tudo o que encontra pela frente, mesmo que seja um muro de chumbo tão espesso como o inteiro sistema solar”.

“Para os neutrinos, as rochas são transparentes; não necessitam de galerias”. Porém, para a senhora Maria Stella Gelmini - Ministra da Instrução, Universidade e Investigação, convém acentuar - tinha de existir um túnel de Genebra ao Gran Sasso: 730 km pela módica contribuição de 45 milhões €!

Oh! santa ignorância! Além de não saber do que estava a falar, ninguém desconhece que os túneis até hoje construídos não ultrapassam as dezenas de quilómetros.

Explodiram as críticas de cientistas, investigadores, estudantes e de pessoas informadas sobre estas matérias, dando grande relevo às duas principais calinadas: existência de um túnel; a “superação da velocidade da luz como vitória epocal da investigação científica”.
Ministro, nada há que exultar porque alguém, pela primeira vez, bateu a velocidade da luz. Mas «somente» porque o grupo de António Ereditato relevou que qualquer coisa, os neutrinos, parecem viajar, de há milhares de milhões de anos, a velocidade superior à da luz” – Pietro Greco.

Desabou uma saraivada de chacota, sarcasmos e ironia sobre o “túnel Gelmini”, quer nos jornais, quer no Web.
Eis alguns exemplos: “Percorri aquele túnel em Lambreta; agora compreendo por que não havia sinalizações sobre o limite de velocidade”.
“Bicha de neutrinos à entrada de Gran Sasso. Aconselhamos percursos alternativos”.
“Já foram instituídos controlos no Túnel Gelmini: Quem sois? Aonde ides? Sou um neutrino”.

Quando vejo esta senhora a pontificar como ministra da Instrução, conhecendo os seus limites e o modo como superou a parte final e a mais difícil do seu curso para chegar ao título de advogada, a minha reflexão é sempre idêntica: repare-se bem em toda a classe dirigente que rodeia Berlusconi e que este escolheu. Salvo raras excepções, demarca-se por ignorância, arrogância e absoluta “falta de chá”. As gafes já nem se contam, sendo Berlusconi o gaffeur n.º 1, obviamente.

Mais que um Governo, é um Cabaret”: título de um artigo na revista L’Espresso, de 28 de Setembro 2011.
E a lista dos deslizes, neste “Governo Cabaret”, não somente é hilariante, como deprimente.
Eis os conhecimentos, por exemplo, de Gianfranco Rotondi, ministro para a “Actuação do Programa”, sobre os internautas: “A rede é frequentada por bloguistas e internetautos”. O mesmo ministro, sobre Berlusconi: "É um santo putanheiro”.

No elenco hagiográfico estará já assinalado um santo deste género? Se não está, informe-se o Vaticano.

Mas fiquemo-nos por aqui.

3 Comments:

At 1:02 da tarde, Blogger Mohamed said...

Olá D.ª Alda :)

É com enorme prazer que assisto aos seus fascinantes temas e críticas de interesse.
Hoje focou num dos pontos que durante tempo me levou a ficar horas acordado.

o CERN, Large Hadron Collider, traduzindo em termos práticos, o maior acelerador de partículas, gostei do seu interesse pela "minha" matéria.

vou comentar apenas um pequeno aparte. E não é que Portugal também faz parte da maior experiência, e do maior projecto (se calhar em paralelo com a aventura espacial).

Desde 81, quando portugal assinou o termo de colaboração com o CERN tem cerca de 40 a 50 físicos permanentes e é responsável por uma das partes mais importantes do mesmo.o Arrefecimento.
O CERN é comparável a uma arca frigorífica constante, durante as noite que perdia em frente aos controladores de temperatura, dava-me gosto saber que tudo aquilo era possível graças a uma empresa portuguesa que desenvolveu um sistema de refrigeração a hélio e nitrogénio liquido ao longo dos 27 km de túnel que passam os 4 países.

Em 2009 finalmente a experiência arranca. O objectivo era colocar 2 partículas a andar em círculos "torroidais" mas em sentidos opostos para que na colisão se pudesse constar o inconstante...
Haviam cépticos que teimavam em dizer que a colisão entre as duas partículas poderia ter efeitos devastadores, inclusive a intitularam como

"Acelerador de Partículas do CERN, o LHC: Uma fábrica de Buracos Negros e… uma Máquina do Juízo Final?"

afinal o resultado estava errado, até agora, porque agora é que se vai fazer as piores experiências, o choque entre uma partícula carregada com uma carga negativa e outra positiva.bem....hmm..cheira-me a estrugido passado; mas voltado, as partículas demoram em media 7 a 8 meses a andar em círculos até que haja a colisão final, nesse tempo todo a temperatura dentro da COIL ronda os 3000ºC..então é ai que entra o principal projecto português, o dito arrefecimento.wm 2009, ao 3 mês do inicio da aceleração, uma conduta rebenta, danificando uma enorme parte do sector 7 ou 11, já não me recordo.
um projecto de 6bilioes de euros, comprometido por uma das melhores empresas nacionais..nesse dia, apaguei todos os links que tinha neste cantinho do pc.

mas quem sabe, talvez não houvessem melhores.

um bem haja para si D.ª Alda e para a sua companhia :)
pedro abreu

 
At 1:12 da tarde, Blogger Mohamed said...

Esqueci-me de recitar algo que li há uns meses e achei cómico

Our planet is not at risk from the world's most powerful particle physics experiment, a report has concluded.
The document addresses fears that the Large Hadron Collider is so energetic, it could have unforeseen consequences.
Critics are worried that mini-black holes made at the soon-to-open facility on the French-Swiss border might threaten the Earth's very existence.

bem..sendo da BBC, a fonte, ainda dá que ponderar um pouco :) está na altura de levantar o nosso PPR.
hehehe

 
At 3:50 da tarde, Blogger Alda M. Maia said...

Não sabia do seu interesse por estas matérias! Parabéns e sempre para a frente.
Nestes assuntos, porém, confesso a minha ignorância.

Os melhores cumprimentos

 

Enviar um comentário

<< Home