segunda-feira, dezembro 13, 2010

HOJE, PRIMAZIA ÀS IMAGENS

Haveria muitos assuntos sobre os quais gostaria de escrever, mas hoje quero dar espaço às imagens atinentes ao caso do dia: voto contra o governo de Berlusconi; manifestação do maior partido da oposição - Partido Democrático” - sábado passado, em Roma.

O voto de desconfiança efectuar-se-á amanhã. Como se delineava uma sonora derrota de uma maioria que se esboroou, o homem pôs em acção um despudorado mercado, comprando votos favoráveis. A base de contratação parece que ia, se não aumentou, de 350 a 500 mil euros, afora promessas de cargos públicos altamente compensatórios.
Esta é a miserável política a que chamam berlusconismo.

A indecência foi de tal ordem que o caso foi apresentado à magistratura - a qual abriu um inquérito - sustentado por vídeos que testemunham esse mercado indecente. Imediato o grito de protesto dos fiéis servidores de Berlusconi: "uma interferência inaudita na actividade parlamentar"!
As ideias ou opiniões podem normal e legitimamente mudar; mercadejadas a troco de bons lucros, “trata-se de mudança ou corrupção”?

Sobre a manifestação de anteontem na Praça San Givanni recolhi as fotos dos cartazes mais expressivos.
Daí, a ideia de dar primazia a estas imagens. Quem me ler – tenho poucos leitores, mas apreciáveis – que se divirta como me diverti eu a seguir as várias galerias de fotos deste acontecimento que reuniu uma grande multidão.
.
Iniciarei com um cartoon que não faz parte dos cartazes abaixo publicados, mas muito pertinente em relaçõa ao clima da manifestação de sábado passado.
O autor é Vukic e o site é visível.
*******

Berlusconi: Se publicam os meus telefonemas, deixo a Itália.
Suplicante: Nunca te pedi nada, mas suplico-te: intercepta-o!

******
Por graça recebida: FORA!
O mau ladrão
******

Mudemos País. Tornemos a Itália

******
ITÁLIA: Nunca assim degradada. Desperta, Povo Soberano!
******
Um único grito: mandar embora o soberano putanheiro e todos os seus repugnantes servos,
falsos e repetidores de mentiras.

******
B. (Berlusconi), o grande mentiroso que pensou sempre e apenas nos seus negócios sujos. Para salvar este País, unamos as forças e ponhamo-lo na rua.
****** ****** ****** ****** ******
.
Alda M. Maia