O PODER DOS BLOGUES
Complemento do post precedente
.
.
Este é o cartaz que centenas de milhares de jovens deram a público e que é fruto de uma iniciativa de um blogue: www.noberlusconiday.org
As adesões à organização desta iniciativa chegaram a 350 mil. Na sua maior parte, gente jovem: “estudantes, investigadores, operários, empregados”.
O responsável da organização e presidente da associação, Alessandro Toffu, é bem claro, quando explica: “Somos nós quem decide o percurso do cortejo, somos nós que decidiremos quem falará do palco. Os únicos que tomarão a palavra serão pessoas comuns: nenhuma personagem política, nenhuma personalidade politicamente incómoda”.
A iniciativa obteve a publicidade que merecia, quer na Internet, quer na imprensa escrita, onde se pode ler todo o género de notícias e vários artigos dedicados a esta inédita manifestação do próximo sábado: além de inédita, espero que seja maciça, pesada.
Traduzo o que o cartaz indica como finalidade deste movimento.
Uma Manifestação Nacional para solicitar a demissão de Berlusconi.
Uma mobilização pacífica, independente dos partidos e o primeiro passo na direcção de uma classe dirigente mais digna.
Os cidadãos, estranhos a filiações políticas, fora dos partidos, descem à rua e pedem a demissão de Berlusconi.
Porque, quem:
Nega a igualdade dos cidadãos perante a lei
Ultraja a ética pública e a dignidade da Itália
Espezinha a liberdade de informação
Ataca a Constituição
Não Pode Ser Presidente do Conselho
Na foto de Berlusconi, ao fundo: A política deve ser feita com as mãos limpas – Sandro Pertini, ex Presidente da República italiana.
*****
Alda M. Maia
5 Comments:
...se eu estivesse em Itália também ia... É destas iniciativas que precisavamos cá também!
Um beijinho
O que me agrada, nesta iniciativa, foi ter partido de gente jovem e alastrado como um rastilho de pólvora por todo o Web: 350.0000 adesões (ou,neste momento, talvez mais) é admirável.
Já estão contratados centenas de autocarros por toda a Itália, um comboio especial, um navio da Sardenha. Enfim, rapazes e raparigas com grande espírito de organização e sem pedir auxílio a partidos, sindicatos ou quejandos.
Foi pena não saber desse teu entusiasmo; partiríamos as duas!
Um abraço
Alda
Infelizmente os jovens d´hoje nem sabem o poder que podem ter!
Este post (manifestação) não é nada de novo, mas é muito, muito importante, uma consciência livre numa idade jovem pode ser ser capaz de mudar o mundo (isto é real!).
«A Otpor (Resistência)», foi uma organização de jovens crucial para atrair a massa crítica que votou contra Milosevic na Sérvia, em 2000.
Portugal, precisa urgentemente duma iniciativa deste tipo para que comece haver uma consciência geral de que é necessário mudar, não só politicas, mas urge mudar os politicos!
Necssitamos de 'sangue novo' e de valor na politica nacional!
Antes de mais, muito obrigada pela sua visita e comentário.
Quanto a este último, não posso deixar de concordar que é justo o que escreve.
Ontem assisti, em directo, a toda a manifestação. Milhares de pessoas que disseram não, da forma mais espontânea, alegre e concreta. Alguns cartazes - pungentes - levavam à gargalhada.
Os meus cumprimentos.
Já vi que é um conterrâneao
Alda
Precisamos, fundamentalmente, de gente com saber, capacidade, princípios e consciência... (eu acredito que ainda os existe)
Para sermos governados por "tolos", mais vale que não o sejamos de todo...
Enviar um comentário
<< Home