quinta-feira, abril 21, 2005

A FALTA DE CIVISMO

Quando se exprime comentários ou opiniões nos habituais meios de comunicação, normalmente adopta-se um estilo comedido, visto que é para um vasto público que se escreve.
Percorrendo certos blogues – os de nomes ilustres do mundo da comunicação ou os mais conhecidos e frequentados amiúde, deparamos com uma incivilidade, uma aspereza nos conceitos e uma falta de garbo nas opiniões expressas que, francamente, decepcionam e repugnam.
Quase me convenço que, na blogosfera, sentem-se irresponsáveis; assim, podem agir sem quaisquer freios na má educação .

Se pretendem ser lidos e comentados, não vejo por que não devam adoptar elegância e respeito numa linguagem escrita destinada a ocasionais leitores – linguagem e imagens.

Tudo isto vem a propósito da eleição do novo Papa. Em vários blogues, a grosseria e rudeza imperam. A palma vai para a fotografia de um cão (pastor alemão) a defecar e ilustrada com o seguinte texto: «O diário ateísta deseja congratular a (?) todos os católicos pelo seu novo pastor. No entanto, gostaríamos de lembrar a todos os católicos com sentido cívico e de responsabilidade individual que terão de limpar a “coisa pública” depois da volta pontificadora que ele realizar».
Texto infeliz, de péssimo gosto - ademais, escrito num português paupérrimo.

Houve um blogue que eliminou este post, em virtude das muitas críticas, e reconheceu o erro. Foi pena que outros não lhe tivessem seguido o exemplo. Mas, se calhar, até se julgam espirituosos!...
Pequenez muito própria da pedanteria sem substância e princípios.
Alda Maia