domingo, abril 17, 2005

AINDA SOBRE O LIMITE DE MANDATOS

Pelas reacções de vários autarcas, esta proposta de lei é quase vista como um atentado. Obviamente, aos interesses instalados, ao tráfico de influências, às camarilhas com robustas raízes, enfim, a tudo o que nasce e se desenvolve à sombra de mandatos prolongados. Até foram incomodar a Constituição!

Sobre os comentários do populista e ignorante presidente do Governo Regional da Madeira, nem vale a pena conceder-lhe importância. Quando abre boca, já se prevêem as insolências.

Quanto aos senhores autarcas, antes de se pronunciarem, aconselhá-los-ia a raciocinar: primeiro, como cidadãos normais; só depois, como titulares do cargo que ocupam ou pretendem ocupar.

Eu creio que dois mandatos seriam mais que suficientes; acima de tudo, para quem concorre a eleições com ideias concretas e projectos sérios. Todavia, bem venham os três mandatos, visto que existe um acordo.

Se o PSD tenciona desenvolver uma política aberta e equilibrada, discuta, com inteligência, a proposta de lei do Governo sobre a retroactividade. À luz do bom senso, não se compreende a relutância do partido de Marques Mendes em aceitá-la. Que pretendem defender? Quem pretendem defender?
Alda Maia