sexta-feira, março 11, 2005

BLOGUEIROS E RADIOAMADORES

"Os blogueiros correspndem aos pioneiros da rádio que, nos EUA e em Portugal, por volta de 1922/23, exploravam a possibilidade de falar pela rádio através de emissões radioeléctricas de onda curta, mas que, com pequena potência, conseguiam chegar ao outro lado do mundo..." (Prof. Rogério Santos)
.
O prazer de escrever, emitir opiniões, comentar o que vai sucedendo, criticar o que lhes parece errado, devanear sobre as próprias pessoas com um certo narcisismo, enfim, crear-se um blog corresponde verdadeiramente às emoções que experimentaram os pioneiros do radioamadorismo? Não creio.
.
Esses pioneiros exploraram e criaram, com técnicas rudimentares, as citadas possibilidades de falar com a outra parte do mundo. A partir de tais experiências, quantas conquistas nas telecomunicações!
Quem desejar saber o que é e foi o radioamadorismo, consulte o site da Associação dos Radioamadores Portugueses: www.rep.pt.
.
Quanto às emoções, não se pode comparar a edição de um post com a alegria que se provava quando os nossos emissores, home made, chegavam aos lugares mais remotos da Terra! A trepidação com que se lançava um CQ (chamada geral) para os quatro cantos do mundo, através de uma antena mísera, esperando que o ricochete das ondas, emitidas para o èter, saltasse para qualquer ilha perdida no Pacífico e alguém nos respondesse! Não, estas emoções nada tem que ver com o uso da Internet.
.
Neste momento, estou a lembrar-me da minha primeira estação emissora: um emissor home made, obra de CT1OZ (radioamador já falecido), um receptor de terceira ou quarta mão, um antena dipolo (meia onda para os 80 metros). Esta antena estendia-se da chaminé a um pinheiro de um bosque perto da minha casa. Quando havia tempo ventoso e o maldito vento soprava na direcção do pinheiro, eu atava as mãos na cabeça: "lá se vai a antena!" E é que rebentava mesmo.
.
Também me estou a recordar do meu primeiro DX (comunicação a longa distância ou comunicação com uma estação rara).
Era de manhã cedo, antes de ir para a escola. A uma minha chamada - CQ, CQ, CQ, here is CTIYG calling - responderam várias estações e que eu julguei provindas da Europa. Captei o indicativo que me pareceu mais claro, pensando fosse uma estação alemã. Disse o meu nome, localidade, condições de escuta, etc.e passei o microfone (a palavra) ao interlocutor. Que salto dei na cadeira quando escuto da banda de lá: "... my QTH (localidade) is Wellington, the capital of New Zealand"! A minha pobre antena, agarrada ao pinheiro, chegara á Nova Zelândia! Aleluia!!!
Alda Maia - I1YG