segunda-feira, abril 04, 2005

Non Abbiate Paura … Não Temais

Há já bastantes dias que não vinha para aqui vagabundear. Os pensamentos, obviamente, tanto me diziam e muito desejariam tomar forma nestas páginas, mas faltou-me o tempo.
Hoje, aqui estou e com um grande turbilhão nestes pensamentos relativamente à morte de João Paulo II.
.
Non abbiate paura; aprite, anzi, spalancate le porte a Cristo (não temais; abri ou antes, escancarai as portas a Cristo)
Esta é a frase de Papa Wojtyla que mais se ouve, nos ininterruptos programas televisivos, e que foi pronunciada no discurso de início do seu pontificado.
Não tenhais medo. Com este “não tenhais medo”, tentava inculcar a sua fé inquebrantável, as suas convicções religiosas sólidas.
.
Lêem-se muitas críticas sobre o fundamentalismo do Papa Wojtyla na defesa de determinados dogmas religiosos; por exemplo: a contracepção, a fecundação assistida, etc.
É preciso não esquecer a origem do seu catolicismo: o catolicismo polaco - um dos mais intransigentes e conservadores.
.
Sempre tive uma grande simpatia e estima pelo Papa João Paulo II. Poderia ou não concordar com certas posições, todavia, considero-o um grande Papa e uma personalidade excepcional.
.
Houve uma exagerada mediatização à volta da sua doença, agonia e morte? Era inevitável.
Foi obstinado e tenaz nos princípios que o guiavam; nunca se deixou dominar pelas doenças que o não pouparam e os sofrimentos daí derivados. Teimosamente, continuou na sua missão de Papa; não creio que, nos últimos meses de vida, fosse manobrado pelas "eminências pardas" do Vaticano, como tantos escreveram. Quem assim se exprimiu, conhecia mal a forte personalidade de Karol Wojtyla.
.
Partiu deste Mundo: boa viagem, Santidade! Estamos certos do belíssimo acolhimento que receberá.
Alda Maia
.
PS. gostaria ainda de escrever sobre o muito que li, por esses blogues fora, a propósito da agonia e morte do Papa; deixarei para outro dia.