segunda-feira, março 14, 2005

NOVO GOVERNO, VIDA NOVA

Vida nova é o que todos nós esperamos; e não pedimos muito. Todavia, o que mais receio é o muito que que dessa vida nova se pretende. Mas dêmos tempo ao tempo e saibamos ser comedidos no que se pode esperar de positivo desta nova legislatura. Os problemas do País são muitos e se não se resolverem todos, ao menos os mais graves.
.
Divertiu-me a crítica, de Luís Filipe Menezes, ao discurso de Sócrates na tomada de posse do Governo: nesse discurso, o Eng. Sócrates deveria falar de tudo o que pensa fazer nos seus quatro anos de governação!
Deixe-o começar, Dr. Menezes. E comece também o Senhor a ponderar melhor as suas críticas, não as improvisando. A isso chama-se política de pequena, mísera cabotagem.
.
Navegando pelos vários jornais portugueses de hoje, chamou-me a atenção um artigo de Pedro Correia, no Diário de Notícias: "Freitas já criticado no PS"
"Menos de 24 horas depois da tomada de posse do Governo, surge a primeira crítica socialista ao alegado radicalismo de Diogo Freitas do Amaral. Carlos Lage, membro do Secretariado Nacional Socialista, não teve dúvidas em demarcar-se do novo inquilino do Palácio das Necessidades..."
.
Ainda estas observações sobre o que o Prof. Freitas do Amaral disse a propósito da guerra no Iraque e da política de Bush?!!... Não acham que este assunto já foi explorada até à saciedade?
E acham que tais críticas não foram merecidas?
Certamente que exagerou, mas não foi inoportuno.
.
Para terminar, no editorial de Raul Vaz, encontro a palavra encanitante: ".... Dia Internacional - seja lá do que for, a designação é encanitante"
Procurei este vocábulo em vários dicionários. Só no Grande Dicionário de Morais da Silva é que encontrei o verbo encanitar: sofrer de nervos; irritar-se.
Mas encanitante, nem no majestoso Houaiss; onde é que o encanitado Raul Vaz descobriu este termo?
Alda Maia