segunda-feira, junho 18, 2012

MAS OS BÁRBAROS CHEGARAM…

“Na espera dos «bárbaros» também se arrisca a civilização” - Guido Rossi, no jornal Il Sole 24Ore de 10/06/2012.
Lendo este artigo sobre a “trágica situação actual” e no qual o autor alude ao poema “Esperando os bárbaros”, recordei-me que possuo o livro de poesias (edição italiana, Oscar Mondadori; tradução de Filippo Maria Penati) desse grande poeta grego: Konstantino Kavafis (1863-1933).

Que esperamos, reunidos na ágora?
Hoje chegam os bárbaros.
Por que motivo tanta inércia no senado? / E porquê os senadores se sentam e não fazem leis?
Hoje chegam os bárbaros. / Que leis devem fazer os senadores? / Quando chegarão, serão feitas pelos bárbaros. […]

Vejamos a parte final do poema:
Fez-se noite, e os bárbaros não vieram. / Algumas pessoas chegaram das fronteiras, / disseram que já não há mais bárbaros.
E agora, sem bárbaros, que será de nós? / Era uma solução, aquela gente.

«Abre-se com estes versos finais a trágica, apocalíptica e profética visão de uma Grécia que perdeu todas as esperanças de sobreviver e sente aproximar-se o triste abandono de toda a Europa» – Guido Rossi.

Será mesmo assim? Embora os bárbaros, com os rostos da Troika, já tivessem chegado, eu espero que estes desorientados e inconcludentes dirigentes europeus sejam atingidos por altos relâmpagos de inteligência, ponham de lado egoísmos alicerçados na concepção do “salve-se quem puder” e, finalmente, abram caminho a uma solidariedade responsável.

E já que hoje me dedico às minhas reflexões sobre o que fui lendo durante a semana, e que leio sempre com interesse, quer esteja de acordo ou não, interrogo-me: por que motivo José Manuel Fernandes – ex-director e editorialista do jornal Público, neoliberal não assumido - deve estar inquieto pela “pressão que está a ser colocada sobre a Alemanha”?

E continuando o seu artigo de sexta-feira passada, escreve:
Desde o início da crise que, de forma assumida ou encoberta, se exige à senhora Merkel que puxe do livro de cheques. A verdade é que Merkel já assinou muitos cheques. Num artigo no New York Times, Hans-Werner Sinn, presidente do Ifo Institute, lembrava que, além dos fundos de emergência criados, o Bundesbank já tinha transferido para os países da periferia, através do BCE, o equivalente a 874 mil milhões de euros. Somava depois as compras do BCE de dívida soberana nos mercados secundários e as outras contribuições da Alemanha…”

Foi pena que José M. Fernandes não tivesse dado a mesma atenção a Helmut Schmidt, quando publicou um longo artigo: “A minha Alemanha deve mudar caminho”.
Não se fixou nos “cheques da senhora Merkel”, mas escalpelizou o que foi e o que deve ser hoje a Alemanha.

[…] A memória do segundo conflito mundial e da ocupação alemã desempenha, ainda hoje, um papel dominante, embora latente. Para nós, alemães, é decisivo o facto que quase todos os nossos vizinhos e quase todos os judeus espalhados pelo mundo recordam o Holocausto e as infâmias cometidas, nos países da periferia, durante a ocupação alemã.
A geração de hoje não deve esquecer o que foi a desconfiança em relação a um futuro desenvolvimento da Alemanha que, em 1950, se abriu a estrada à integração europeia” – Helmut Schmidt, “A minha Alemanha deve mudar caminho”, em “Il Sole 24Ore”, 05/06/2012.

Mas voltando ainda aos “cheques da senhora Merkel”.
Foi só a Alemanha o único país da eurozona que socorreu os países da periferia? Os outros Estados-membros ficaram de braços cruzados e não puxaram dos próprios livros de cheques? Ah! Mas esquecemos que a Alemanha é somente um país sacrificado e nada devedora dos excelentes lucros económicos à eurozona!...

Paga proporcionalmente à sua economia, como os demais países.
Nos variadíssimos artigos sobre o empréstimo de 100 mil milhões de euros ao Governo de Espanha, qual ajuda financeira à banca espanhola, as informações são ricas em dados sobre a exposição dos bancos alemães, franceses, italianos, etc.
“A exposição dos bancos alemães para com os bancos espanhóis ainda é de 54% do crédito total. A quota dos contribuintes alemães será de 27%”.
Mas os contribuintes italianos pagarão 18% das ajudas, embora a exposição dos bancos italianos seja de 6%. Quem ficou em desvantagem?*

As eleições na Grécia tiveram um resultado que, num certo sentido, provoca um grande suspiro de alívio, quer à Europa quer aos Estados Unidos e China.
As atenções, agora, concentram-se na Alemanha, esperando em qualquer gesto de coragem e grandeza política – se possível - de Angela Merkel.*

A Alemanha parece que olha somente para 1923, o ano de Weimar e da hiperinflação. Dá apenas importância a isso e não a 1933, o ano do fim da democracia e da ascensão do nazismo, precedido de dois anos de uma profunda crise bancária em toda a Europa” – Nouriel Roubini

E agora sem bárbaros, que será de nós? / Era uma solução, aquela gente.

Sinceramente, auspicio à Grécia, após a formação de um governo estável, que “aquela gente”, a Europa, dentro de dos sacrifícios ainda necessários, levem a solução bem acondicionada numa robusta solidariedade.

Não quero finalizar sem referir a desenvoltura do sempre citado Financial Times. No último dia da campanha eleitoral grega, na edição em língua alemã – FT-Deutschland – publicou um artigo, escrito em grego, com o título: “Resisti ao Demagogo”. O famoso quotidiano financeiro aconselha os eleitores a “resistir à demagogia” de AlexisTsipras e do seu partido de extrema-esquerda Syriza, convidando a apoiar o partido “Nova Democracia” (que, efectivamente, ganhou as eleições).
Parece que o próprio dirigente do partido conservador, achando esta ingerência demasiadamente ostentada, emitiu um comunicado: Os gregos são um povo orgulhoso. Sabemos por quem votar. Dai a outrem os vossos conselhos.

Se isto não é falta de ética e de decência do Financial Times, o que é?


1 Comments:

At 8:09 da tarde, Blogger Alda M. Maia said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 

Enviar um comentário

<< Home