sábado, fevereiro 18, 2006

A MADEIRA É TERRITÓRIO PORTUGUÊS?

Ou dar-se-á o caso que o Portugal Continental tenha esquecido aquelas ilhas que descobrimos, povoámos há uns séculos atrás e que, irrefragavelmente, fazem sempre parte da nação portuguesa?

É concebível que haja uma Assembleia Regional que propõe e vota a “avaliação das capacidades mentais” de um deputado da oposição, do PS, precisamente porque esse mesmo deputado, João Carlos Gouveia, denunciou a impunidade sistemática da maneira muito desenvolta como se vive a democracia na Madeira?!

O primitivismo dos deputados do PSD madeirenses, em vez de contestar num tribunal (e somente num tribunal) tais alegações, recorreu aos métodos, tristemente famosos, do sistema soviético. Iluminante!

E então pergunta-se: como é possível que nenhum dirigente do PSD nacional sinta a necessidade de estigmatizar este comportamento verdadeiramente execrável?

Como é possível que o PS olhe com indiferença para o que se está a passar naquele arquipélago?
Como é possível que não recolha a ocasião para aprofundar este caso e esclarecer se João Carlos Gouveia tem razão ou se, pelo contrário, fez alegações que não correspondem à realidade?
Por que não se coloca ao lado deste deputado e exige um processo rigoroso? Melhor, por que razão não solicita um sério e amplo inquérito ao que se passa na Região Autónoma da Madeira?

Como é possível que João C. Gouveia tivesse acusado de conivência, com os poderes fortes daquela Região, alguns magistrados do MP e a Procuradoria-Geral da República, até hoje, ainda não tivesse aviado medidas adequadas para apurar a verdade?

Insisto na pergunta: a Madeira é território português ou é uma ilha esquecida que não importa a ninguém aqui no Continente?
Alda M. Maia