sábado, setembro 01, 2007

A CIDADE DE TURIM



Uma vista da cidade





Cúpula da Capela do Santo Sudário

Torino Nocturna - zona do centro de Turim - fachada da estação dos caminhos-de-ferro - "Porta Nuova"
Turim vista do Monte dei Cappuccini

Monte dei Cappuccini e Rio Pó












Basílica de Superga

Um recanto do Parque Valentino

***** ******
TURIM , A CIDADE MAIS VERDE DE ITÁLIA
.
É Turim a cidade italiana com maior densidade de verde urbano: 16,2% contra uma média nacional de 4,2%. Estes dados emergem da última relação ISTAT (Instituto nacional de estatística italiano), "indicadores ambientais urbanos" (...)
.
Com os seus 18 milhões de metros quadrados de área verde: sessenta mil árvores ao longo de trezentos quilómetros de ruas arborizadas e de outras cem mil nos bosques da Colina que sobranceia Turim; com os seus parques e jardins, a cidade ocupa o primeiro lugar, relativamente ao espaço dedicado à vagetação (...).
La Stampa, 30/08/2007
.
Esta informação não me surpreende. Conhecendo profundamente Turim, que classifico como uma das cidades mais lindas de Itália, o que sempre me encantou foi, precisamente, o verde que a reveste.
.
Não somente o verde, mas também me encanta a conformação da cidade com as suas muitas avenidas amplas, arborizadas e de vários quilómetros de extensão.
Dou um exemplo: a avenida (corso), onde morei durante 32 anos, na primeira parte chama-se Corso Peschiera. Em seguida, Corso Einaudi. Continua como Corso Someiller. É cortada pela Rua Nizza, afunila-se e prossegue, mais modestamente, como Rua Valperga Caluso. Esta, finalmente, desemboca numa outra grande avenida que a intersecta, Corso Massimo D'Azeglio. Já se está no fundo da cidade e Corso M. D'Azeglio corre paralelo ao famoso Parque Valentino e ao Rio Pó.
.
Para além do Pó, eleva-se a Colina, coroada pelo Monte dei Cappuccini e pela soberba Basílica de Suiperga.
Foi neste local onde se despenhou o avião que transportava a famosa equipa do Torino e onde periram todos os jogadores. Provinha de Lisboa.
Embora não seja grande "tifosa" de futebol, sempre olhei com muita simpatia as performances do Torino, recordando a tragédia que o danificou para sempre.
.
Quanto haveria para dizer sobre esta estupenda, culta e lindíssima Capital do Piemonte! Não é só o afecto que a ela me liga e que, portanto, a vê com olhos lisonjeiros: Turim é, verdadeiramente, uma esplêndida cidade.
Lamento que os organizadores de roteiros turísticos marrem para os mesmos itinerários do costume. Ensinaram-lhes só aquilo!...
Alda M. Maia

4 Comments:

At 3:40 da tarde, Blogger a d´almeida nunes said...

Querida amiga Alda
Abri este post e todo ele me encantou. As fotos sugestivas e a super descrição de Torino (grandes radioamadores que lá havia, aliás, de certezinha que lá continuarão, muitos) com as zonas verdes a sobressairem com esse realce que a Alda conseguiu imprimir à sua escrita.
Deve ser uma maravilha.
Não conheço pessoalmente a Itália, a não ser o recorte da sua bota vista do ar. Há 3 anos quando ia para Creta. Mas é um dos países que eu gostaria de visitar antes de me finar...
A Zaida anda, é hoje é amanhã, para lhe escrever uma notazinha, mas só não se afasta dos computadores em caso de necessidade imperiosa.
Um beijinho meu e outro dela, que já mo recomendou.
António

 
At 7:24 da tarde, Blogger Alda M. Maia said...

Bons amigos Zaida e António
Gostei do seu comentário - aliás agradam-me sempre.
Pondo ordem nos meus cartões de QSL e pensando que já poucos tinha com vistas de Turim, tive a surpresa de encontrar bastantes.

Quando se dicidir a viajar pela Itália, não se esqueça de passar pelo túnel Gran S. Bernardo, Descer pelo vale D'Aosta e parar em Turim: verá que esplêndido itinerário e que lindíssimas paisagens comtemplarão os seus olhos!
Diga à Zaida que tem (e sublinho O tem) de escrever com mais frequência no seu Gatimanhos
Um beijinho aos dois
Alda

 
At 10:01 da manhã, Blogger a d´almeida nunes said...

Bom dia, apesar de estar a começar muito nevoento...a ver vamos.
http://dispersamente.blogspot.com/2007/09/recordar.html

Correspondi à mostra dos cartões QSL com Torino em todo o seu eslendor com este post. É certo que também acvonteceu que estava a dar uma volta pelas milhares de fotos que para aqui tenho e deparei com estas, que vieram mesmo a propósito.
antonio

 
At 11:28 da tarde, Blogger João Morgado said...

Cara Alda,
Descobri por acaso o " Pensamentos Vagabundos " e li e vi o que publicou sobre Turim. Como diz, é uma cidade maravilhosa, que eu conheço bem, pois desde 2000 vou lá sempre 2 vezes por ano em virtude da minha filha viver lá e também ser luso-italiana como a senhora, por casamento. Confesso que a 1º vez que lá fui a achei muito escura e não me agradou muito e esta é a opinião de várias pessoas que lá têm ido e que eu agora procuro contrariar, pois acho que é necessário tempo para nos apaixonarmos por ela. Também a mim foram os espaços verdes que mais me chamaram a atenção e presentemente posso dizer que tem melhorado muito.
Aproveito para a convidar a ver o meu blogue sobre viagens que é:
www-viagensporterra.blogspot.com
Estou neste momento a publicar o ano de 1997, que foi o 1º ano em que fui a Turim. Espero dentro de alguns dias já o ter publicado.
Respeitosos cumprimentos,
João Morgado

 

Enviar um comentário

<< Home