sexta-feira, dezembro 15, 2006

COMEÇO A INTERROGAR-ME SE A EUROPA ENLOUQUECEU!

De há uns dias a esta parte, as notícias sobre renúncias às tradições natalícias subseguem-se. Cito apenas dois exemplos.

Em muitas cidades inglesas, o Natal 2006 será desprovido de iluminações adequadas, de festejos e decorações natalícias. Em algumas escolas, os directores aconselharam os professores a dissuadirem os alunos de enviarem os tradicionais votos de Boas festas.
As empresas privadas, as autoridades municipais, o Ministério da Educação estão preocupados em não ofender a sensibilidade religiosa de milhões de cidadãos ingleses que pertencem a um culto não cristão”

Em Bolzano, cidade no norte de Itália, os responsáveis de um jardim-escola decidiram anular a tradicional récita com palavras e cânticos sobre o nascimento do Menino Jesus. Como motivo de tal decisão, alegaram que naquele instituto havia crianças que não eram cristãs - isto é, muçulmanas. Assim, o enfatizar as festas de Natal poderia tornar-se ofensivo!...

Perante isto, só pergunto: que género de loucura atacou a Europa? Qual cretinice baralhou o cérebro de tanta gente, que já não sabe quando estabelecer um normal equilíbrio e um óbvio respeito pela própria identidade?
Deve a Europa abdicar das suas tradições, manifestações religiosas, cultura, somente para não chocar outras culturas ou religiões diferentes? E com qual direito, ou razão, essas culturas ou religiões diferentes o podem exigir ou pretender?

Ao contrário do que muitos europeus entendem, a convivência com os muçulmanos só piorará se nos comportarmos de acordo com os factos acima referidos.
Em primeiro lugar, todo esse “politicamente correcto” - e que mais incorrecto não poderia ser! – dará azo a uma maior arrogância dos fundamentalistas, reforçando-lhes cada vez mais as pretensões de imporem normas alheias à nossa concepção democrática e laica do Estado. Paralelamente, ofender-se-á a inteligência daqueles muçulmanos moderados e responsáveis, que penso sejam maioritários, e que respeitam os usos e costumes dos países onde vivem.

Segundo, servirá para sugerir emulações aos fanáticos à solta, os quais tentarão demonstrar, imolando-se e destruindo vidas inocentes, que também eles são autênticos mártires do Islamismo e, consequentemente, devem combater o que não está dentro dos cânones islâmicos.

Terceira consideração: estas festas de Natal não seriam uma belíssima oportunidade de envolver outros credos, como convidados destas tradições, a fim de que um maior conhecimento recíproco seja um grande factor de convivência pacífica, serena e civilizada?

Por último, não esqueçamos que este modo pusilânime de querer macaquear um multiculturalismo mal digerido levará, fatalmente, a aumentar o número de nazi-fascistas, racistas e xenófobos que abundam nos nossos países. Não é isto, certamente, o que auspiciamos para uma Europa democrática e tolerante.
Alda M. Maia

5 Comments:

At 2:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ora viva, cara Alda.
Há quanto tempo, hein?
Para começar, um bom Natal e um ano novo próspero.

Quanto ao post, a Europa, de facto, atravessa uma crise de identidade. E porquê? Será por culpa dos não-cristãos? Ou será que a Europa em si está demasiado preocupada com os não-cristãos, ditos muçulmanos, e resolve exercer uma auto-censura?
De facto, os imigrantes não têm culpa nenhuma (acho eu). Quem tem culpa é a sociedade que gere mal esse multiculturalismo, principalmente quando chega ao ponto de se auto-censurar. Há quem afirme que a Europa esteja em decadência devido a essa má gestão. Será?!?

Cumprimentos,
Dani. :)

 
At 7:36 da tarde, Blogger Tozé Franco said...

Cheguei aqui através do amigo António de Leiria.
Queria dar-lhe os parabéns devido à maneira como abordou este tema que parece mostrar que uma parte da Europa entrou em loucura. No meu blogue já me pronunciei sobre o mesmo assunto.
Como diria o Asterix:"Estes europeus são loucos".
Um abraço e não querendo ser politicamente correcto: UM SANTO E FELIZ NATAL.

 
At 4:11 da tarde, Blogger Alda M. Maia said...

Boas Festas, Danielik!
Quis deixar uma mensagem no teu blogue, mas tive dificuldade para entrar, embora desse os dados de identificação habituais. Se me lês, votos de um óptimo 2007 - votos extensivos a toda a tua Família.
Um grande abraço
Alda
***********

Para o Senhor Tozé Franco:

Muito obrigada pela sua presença aqui, neste blogue. Li-o com interesse e agrado.
Boas Festas.... melhor dizendo: Um Santo e Feliz Natal na companhia de todos os seus entes queridos.
Um excelente 2007!
Como vê, nesta questão, quero, eu também, ser politicamente incorrecta.
Um abraço
Alda

 
At 10:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Alda
Espero que esteja a passar um Feliz Natal!
De facto, é lamentável que estas manifestações de inadmissível pusilanimidade e subserviência da Europa aos ritos de outras religiões que não a predominante nesta área do Paneta, se estejam a alastrar ao ritmo destes últimos tempos!
Será que esses senhores mentores do politicamente correcto também estão à espera que nos países mais fanaticamente islamitas e outros abram as suas portas de par em par às nossas tradições?! Líricos que eles são!...
Tenho um blogue recente onde ando a transcrever, o que,por aqui e por ali,vou encontrando de mais interessante e significativo (na minha óptica, claro está) em termos dos meus comentários e dos temas que lhes deram origem.
Se não se importa vou colocar este post no dito blogue: http://comentarioseblogs.blogspot.com
Um abraço de muita amizade.
António
ps: A Zaida já leu o seu comentário no "gatimanhos" e gostou...

 
At 10:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

http://comentariosemblogs.blogspot.com/

 

Enviar um comentário

<< Home