terça-feira, fevereiro 01, 2005

BERLUSCONADAS

Há tempos, foi publicado um livro cujo título é «BERLUSCONATE». Os autores são dois jornalistas: Pietro Criscuoli e Alessandro Corbi - (ed. Nutrimenti, pag. 190, euros 8,50) - aos quais deve reconhecer-se o mérito (ou a perfídia) de deixar correr livremente o inegável talento histriónico do Primeiro Ministro - comentário de Simonetta Fiori.
Da primeira edição venderam 8 mil exemplares; numa segunda, imprimiram 10 mil; não sei se irão já na 3.ª ou 4.ª edições. Prometo-me adquirir um exemplar.
Que as peripécias da vida política do Sr. Berlusconi sejam anómalas e abundantes no campo anedótico, pois é Berlusconi «ao natural», isso está mais que documentado. Assim, penso que o maior trabalho dos dois jornalistas deveria ter sido a dificuldade de escolha.
Há dias, esteve presente numa cerimónia em honra de Bettino Craxi. Quando subiu ao palco para discursar, começou logo a atacar a oposição que, para ele, é a esquerda, os comunistas - a sua obsessão - como se a oposição não fosse um centro-esquerda.
Não sei se é verdadeira obsessão, se a esperteza do populista que ainda pensa que o aceso anti-comunismo rende e que a queda do muro de Berlim foi uma bagatela.
O mais cómico da situação é que alguns dos seus fieis colaboradores são ex-comunistas, e da velha escola!
Também se vangloria, continuamente, da sua amizade com Putin ... para depois afirmar que «os comunistas mudaram de nome, mas não de método; que só semearam morte, miséria e terror».
Aqui está uma pérola desse discurso: através de Craxi, teve como hóspede, no seu palacete, Gorbaciov.
Berlusconi (conta ele) esforça-se por explicar ao ilustre hóspede o que é o mercado livre e as regras do capitalismo, mas Gorbaciov não conseguia compreender!...
AMM