sábado, janeiro 29, 2005

Sistemas eleitorais

Quando leio qualquer artigo de António Barreto no Público, o meu pensamento voa imediatamente para o título de uma comédia de Carlo Goldoni: «Sior Todero Brontolon» ( O Senhor Tódero Resmungão).
Gostei de o ler no artigo do dia 16 de Janeiro, onde desenvolve o seu ponto de vista sobre uma oportuna revisão do sistema eleitoral.
Defende as candidaturas independentes e a proibição das substituições dos candidatos; mas, sobretudo, expôe detalhadamente as vantagens da criação de círculos uninominais. Reconhece que este sistema tem os seus contras, todavia existem medidas para os contornar. Em conclusão, um artigo muito completo e oportuno.
Observando a campanha de Luís Filipe Menezes pelas regiões bracarenses, o desconcerto é inevitável. Que é que o Sr. Presidente da Câmara de Gaia tem que ver com o círculo eleitoral de Braga? Possível que o PSD não tivesse encontrado um válido candidato autóctone?
Há outro aspecto, nestes costumes eleitorais, que sempre me foi antipático: a candidatura, para o Parlamento, dos Senhores Presidentes da Câmara.
Se são eleitos e querem ser deputados, abandonam os Municípios. Depois, tornam e pretendem reocupá-los. Mas que pessegada é esta?
AMM