segunda-feira, janeiro 31, 2005

. Eleiçoes no Iraque

Voltando ainda ao texto precedente, houve trapalhice. Em vez de os seus inflamados discursos, deve ser: aos seus inflamados discursos.

Outra observação: quando aceno ao ridículo, falando ironicamente da solenidade própria dos casos sérios, certamente que não aludo às eleições no Iraque . O que achei ridículo, pomposo e oportunista foi a mensagem de Santana Lopes ao País. Mas este homem está de tal modo a ser zurzido por toda a imprensa que o mais piedoso é ignorá-lo.

ELEIÇÕES NO IRAQUE - estão a correr rios de tinta sobre a forma corajosa como se desenvolveram e a inesperada percentagem de votantes
O meu receio, agora, são as influências dos islamistas e as interferências do governo iraniano. Também são de temer a reacção de certos países árabes, pois a coragem dos iraquianos não lhes anuncia bons ventos. Outro receio poisa na política desastrada dos «neocons» americanos.
Este foi um primeiro passo. Resta percorrer o caminho pior: conciliar as aspirações de sunitas, xiitas, curdos, turcomanos. Esperemos que a pequena comunidade cristã não fique esmagada. Que Deus ajude aquele País!
AMM